sábado, 2 de novembro de 2013

Shavasana




"Lembrei agora: ano passado, nesse feriado de 2 de novembro, tinha sol. Os amigos foram chegando, ficamos com aquela criançada correndo em volta, mateando no pátio. 

Há tempos estávamos pra fazer uma horta, e naquele dia a coisa aconteceu sem muito programar. Cinco homens dando sopa, vai no vizinho de cima e busca uma enxada, no outro vizinho cata uma cerca, nós moças dávamos palpites e cuidávamos de detalhes, e no final do dia tava tudo pronto, só faltava semear.

Lá pelas tantas nos tocamos que era dia dos mortos, e pra aproveitar a sacada, sem cerimônia, deitamos nas covas, e tiramos uma fotos. Lembro até que rolou uma discussão sobre postar ou não no facebook, uns achando que podia soar como desrespeito... Eu não lembro como foi o desfecho da história, mas a sensação de deitar na terra remexida era tão boa que ficamos por ali em savasana por uns longos e deliciosos minutos.

A morte é tão básica e natural como o nascimento, mas é muito raro ser tratada com tal naturalidade, o que impede de que ao longo da vida as pessoas também não se permitam morrer e renascer, morrer e renascer, quantas vezes forem necessárias. 

E acreditem, são." 


*







*shavasana, a postura do defunto. o Hatha Yoga Pradipika ensina a "permanecer estendido no solo com o rosto voltado para cima, como um morto (shava ou sava). este asana elimina o cansaço ocasionado por outros asanas e proporciona descanso à mente". no Gheranda Samhita essa postura é considerada o asana mais importante e o mais simples. pode-se, no entanto, também considerar como o mais difícil, pois requer total relaxamento dos músculos e da mente. B.K.S Iyengar diz que em shavasana "treinamos e nos educamos para a arte da entrega, aprendendo a silenciar e aquietar-se". e questiona - "afinal, o que é a morte senão o estado de não existência e desapego dos estímulos sensoriais, ambos estados que experimentamos em shavasana? é como se fosse um treinamento para a morte, uma entrega".

** texto e foto de autoria da jornalista Caroline Cesar, extraído do blog Expressinha, do jornal de minha cidade, o Página 3 (no link do blog, o texto traz mais fotos do dia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário