quarta-feira, 10 de agosto de 2011

a boa e velha sinceridade (ah, como é boa!)


"Minha índole é pacífica. Só desejo uma cabana modesta com telhado de palha. Porém uma boa cama, comida gostosa, leite e manteiga bem frescos, flores em frente à janela, belas árvores defronte à porta, e se o bom Deus quiser me fazer totalmente feliz, que me conceda a alegria de ver, nessas árvores, cerca de seis ou sete de meus inimigos enforcados. - De coração comovido hei de perdoar, antes de suas mortes, todas as infâmias que me infligiram em vida - sim, temos que perdoar nossos inimigos, mas não antes de serem enforcados. - Perdão, amor e compaixão, meus lemas de vida."


H. Heine, 1797 - 1856
 
 
 
*
 
 
 
* Heine, também conhecido como "Aristófanes alemão", foi o gênio que também escreveu estes versos que [hoje] me divertem: "A sorte é uma mulher vadia/Que não se aquieta no lugar/Te beija, abraça, acaricia/Desaparece num piscar/Senhora Azar é toda amor/Te prende firme ao coração/Diz não ter pressa e faz tricô/Esparramada em teu colchão."

2 comentários:

  1. a boa e velha sinceridade (ah, como é boa!) TÍTULO AUTO EXPLICATIVO! (Adoro) E nem por isso Heine deixa de ter índole pacífica...

    ResponderExcluir
  2. pra ser sincera, eu e Heineo somos "almas gêmelas", assim tipo unha e carne...

    ResponderExcluir