quarta-feira, 6 de julho de 2011

Tração animal


"Valorizamos muito o esforço, como se o fato de alguém correr fosse a maneira de provar que não está parado. Mas não é. Podemos correr e muito, e muito rápido e no fim continuar exatamente na mesma posição. A isto chamamos correr em circúlos. O elogio do esforço bruto é o elogio das máquinas de musculação - alguém que levanta 10 vezes seguidas setenta quilos pode ter treinado os músculos, mas não alterou em nada o mundo.

Por vezes, olhando de longe, parece isto mesmo: que grande parte da cidade foi colocada dentro de um ginásio de musculação. E lá dentro, com grande esforço, as pessoas correm nas esteiras e nas bicicletas que não saem do lugar, levantam pesos e, ao fim, quando saem do ginásio, estão todos cansados e talvez com mais músculos, mas as máquinas e os pesos ficam onde estavam. Nada mudou no mundo e nada foi feito de novo.

Há quem, pelo contrário, valorize o não esforço - que não se mede por litros de suor perdido, mas por mudança de posição. Alguém que dá um passo, um único passo, na direção certa move-se mais (em relação ao movimento que realmente importa, o movimento eficaz) do que alguém que corre trinta quilômetros. É isto que defendem os adeptos da eficácia. Correr trinta quilômetros na direção errada é o mesmo que começar do número negativo menos trinta. 

Não é o esforço que deve ser valorizado mas sim o esforço na direção certa. Não o esforço tonto, o esforço que parte de uma racionalidade, que parte de alguém que, antes de fazer algo, orienta-se. Que antes de fazer, sabe e só depois faz. É essa, aliás, a diferença entre o trabalho humano, a máquina e a tração animal".


Gonçalo M. Tavares


*



* Gonçalo Tavares é angolano e um dos maiores expoentes da literatura portuguesa atual. Dele, uma vez escreveu Saramago: "Gonçalo Tavares não tem o direito de escrever tão bem apenas aos 35 anos: dá vontade de lhe bater". ** a imagem de Marilyn só está aqui a provar de que a beleza existe sem esforço algum.

2 comentários:

  1. e que bela ilustração escolhestes!

    ResponderExcluir
  2. Marilyn nunca decepciona. Não canso de me surpreender com seus shots.

    ResponderExcluir