terça-feira, 19 de julho de 2011

Por uma vida mais picante


Ode às Picâncias por Hugo Delgado*


"Meu señor, minha señora, señorita, que medo é esse contra o chilito? Na minha terra usamos "chilito" quando falamos com carinho, sentimento que sinto em abundância por este fruto do continente americano que se espalhou pelo mundo pelas barcas espanholas e portuguesas: a pimenta!

Sou apaixonado pela pimenta que me perfuma os momentos, me incita travessuras, me pica a curiosidade, que me arde os lábios e me queima a língua, que me adormece as extremidades, hipnotiza meus pensares, me da água na boca, acelera meus pulmões, me excita as paixões e me erotiza as intenções. Como alguém poderia voluntariamente se privar de um alimento com tantos benefícios comprovados?

Hoje o chile é personagem central nas culinárias de muitos países e quase a metade da humanidade se rende aos encantos deste elixir. Coloque um pouco do mexicano chipotle nos ovos mexidos do café da manhã e o dia fica ensolarado. Para se refrescar numa acalorada tarde em Belém do Pará a tradição manda um escaldante tacacá com sua pimenta-de-cheiro amazônica. E basta sentir nos lábios os efeitos do pequeno - mas picante - olho de pássaro de um explosivo curry thai para se sentir a verdadeira Angelina Jolie.

A pimenta é um prazer que deve ser encarado sem pudor! Para os temerosos, sugiro receitas tolerantes. E para os valentes, os pratos que separam os machos dos macho-menos, como diria a minha mãe. Que tal? Vamos cozinhar juntos por uma vida mais picante?"


*


* Hugo é mexicano e restauranter do Obá, casa paulistana de fusionfood latinoamericana. ** a ilustração é propositalmente rosinha, suave e úmida, vinda diretamente do lado oposto do México no globo terrestre - um contraponto de equilíbrio para o retrogosto red hot chilli pepper que texto deixa na língua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário