quarta-feira, 8 de junho de 2011

A melhor canção de amor dos Beatles de todos os tempos

Sei que vou mexer em um vespeiro aqui, mas minha afirmação está embasada por ninguém menos do que Frank Sinatra, que sempre fez questão de dizer que Something, dos Beatles, será para sempre a mais bela canção de amor já escrita de todos os tempos.

O vídeo abaixo é uma raridade. Não faz parte de um filme. Também não é um clipe. Mostra os quatro integrantes da banda com seus amores da época - justamente os que fizeram história: John e Yoko, George e Pattie, Ringo e Maureen, Paul e Linda.

Something foi escrita por George para Pattie Boyd. A mesma que o traiu com seu melhor amigo, Eric Clapton. Para ela, Eric compôs Layla. Pattie contou tudo em sua autobiografia (o capítulo em que fala da traição e explica seus motivos foi publicado no Daily Mail e traduzido aqui.)



  • mas se uma só canção dos Beatles não é suficiente pra você - assim como para mim - aqui vai um extra:
  • a segunda melhor canção de amor dos Beatles de todos os tempos: In my life!

  • e a terceira pode ser Michelle, Hey Jude, I wanna hold your hand...
  • a lista é impraticável, mas fique à vontade, todas são um acerto!
  • (percebeu que incorporei somente os vídeos com a letra legendada? Comigo é assim, darling, só vou de agradinho mamãozinho com açúcar!)

*



* e já que enfiei a mão no pote, vou entornar de vez: Layla é boa, mas não se compara a Something. Ever! É o que penso, mas juro, que este detalhe nem me veio à mente, quando em Londres, num final de tarde de luz incrível (do tipo só possível nos verões no hemisfério norte), Eric lançou olhos gulosos para mim (acredite se quiser, não tenho motivos para fantasiar - e há testemunhas para comprovar - portanto é uma história verídica, sim!). Não foi em um pub ou ambiente com meia luz, foi ao ar livre, com um jasminzeiro enorme perfumando o jardim onde acontecia a reunião em que estávamos, umas 40 pessoas, não mais. No doubt, Eric me cantou! Ok, sei que não é absolutamente impossível, um milésimo de nada se formos olhar o currículo do cantor, a world class ladies man, como dizem os ingleses. Mas ainda hoje considero lisonjeiro, afinal, estar no mesmo rol de mulheres como Naomi Campbell, Carla Bruni, Patsy Kensit, Tatum O'Neal, Michelle Pfeiffer, Barbara Hershey, Christy Turlington, Uma Thurman, Sharon Stone e Sheryl Crow poderia ter sido uma diferença e tanto na minha vida. Tipo, eu poderia ter sido a Luciana Gimenez do Brasil, antes mesmo da Luciana Gimenez! Mas, não, eu preferi solenemente despacha-lo. Dei uma banana pro Eric Clapton! E à minha maneira, vinguei George Harrison. Tá bom procê?!

4 comentários:

  1. gostei muito. agradeço a gentileza das palavras e lembranças tdas.
    e cheguei na parte da vingança ao George Harrison dando boas risadas. Um olhar fulminante do Eric Clapton muda a vida de qualquer mulher, de fato.
    E acrescento "all my loving". Uma delicadeza só.

    ResponderExcluir
  2. "All my loving" é soberba, boa lembrança... Mas não posso precisar no que Eric mudou minha vida - quem sabe se eu passasse a andar por aí com uma placa no pescoço: "Eric Clapton um dia me achou gata"... Foi uma massagem no ego, sem dúvida, mas prefiro o efeito das músicas do George em minha alma.

    ResponderExcluir
  3. E pensar que eu estava em Londres naqueles mesmos - e maravilhosos dias.Que história legal!

    ResponderExcluir
  4. Beto, você estava comigo nesta mesma festa, lembra? Foi um open house, garçons, mesas com mil bebidas - todas sem álcool! Fomos descobrir só depois que saimos que eram todos membros do AA de lá. Eric estava lá por que passava por uma fase detox...

    ResponderExcluir