quarta-feira, 16 de março de 2011

DNA


Há livros que me construíram e que são parte de mim. Se eu pudesse fazer uma tomografia literária (caso o equipamento existisse), seria possível ver, volume após volume, página após página, o conteúdo de cada um dos livros que li, de alguma forma transmutado e transformado em mim. Jack London. Sommerset Maughan. Guy de Maupassant. Neil Gaiman. Alice Walker. Gabriel Garcia Marques. Fernando Sabino. Florbela Espanca. Paulo Leminsky. Edgar Allan Poe. Anne Rice. Fernando Lugones. Isaac Bashevis Singer. Adélia Prado. Joseph Campbell. Quino. E se os livros que li ajudaram a me formar, tranquilamente posso afirmar que ninguém que tenha lido alguma vez, viveu exatamente os mesmos livros, todos os mesmos livros e somente os mesmos livros que eu. Assim como os meus genes (e a alma dentro de mim) são exclusivamente meus, sou a soma original dos livros que eu li - e estes são meu DNA literário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário