domingo, 6 de fevereiro de 2011

Sabedoria

Recebo muitos e-mails no estilo auto ajuda, repletos de conselhos e citações clichês, imagens perfeitas da natureza e com a mesma seleção de meia dúzia de standards musicais sentimentalóides.

Apesar da repetição, nunca deixo de lê-los, um a um. Tenho por hábito ler/ouvir tudo, até o final - não por respeito somente, mas por ignorância: um conhecimento ou uma história podem se revelar somente no fim.  

Como este, que decidi colocar aqui - provavelmente você já leu algo similar. A diferença é que, enquanto desenrolava as linhas deste, rolou uma invejinha da sabedoria desta vovó.

Se envelhecer é uma m*, que ao menos seja em grande estilo!
...


Quando eu for bem velhinha, espero receber a graça de, em um domingo, sentar-me na poltrona da biblioteca e bebendo um cálice de vinho, dizer à minha neta:- Querida, venha cá. Feche a porta com cuidado e sente-se aqui ao meu lado. Tenho umas coisas pra te contar. Mas não pense que estou lhe dando conselhos, isso se chama colaboração! Eu vivi, ensinei, aprendi, caí, levantei e cheguei a algumas conclusões. E agora, do alto dos meus 82 anos, com os ossos frágeis, a pele flácida e os cabelos brancos, minha alma é o que me resta, saudável e forte.

Por isso, vou colocar mais ou menos assim:
  1. É preciso coragem para ser feliz. Seja valente.
  2. Siga sempre seu coração. Para onde ele for, seu sangue, suas veias e seus olhos também irão.
  3. Satisfaça seus desejos. Esse é seu direito e obrigação.
  4. Entenda que o tempo é um paciente professor que irá te fazer crescer, mas escolha entre ser uma grande menina ou uma menina grande, vai depender só de você.
  5. Tenha poucos e bons amigos. Tenha filhos. Tenha um jardim.
  6. Aproveite sua casa, mas viaje. Muito. Muitíssimo. Esta é a melhor aplicação que você pode dar ao seu dinheiro.
  7. Cuide bem dos seus dentes.
  8. Experimente, mude, corte os cabelos.
  9. Ame. Ame pra valer, mesmo que ele seja o carteiro.
  10. Não corra o risco de envelhecer dizendo "ah, se eu tivesse feito... Vai que o carteiro ganha na loteria - tudo é possível e o futuro é imprevisível.
  11. Tenha uma vida rica de vida! Viva romances de cinema, contos de fada e casos de novela.
  12. Faça sexo, mas não sinta vergonha de preferir fazer amor.
  13. E tome conta sempre da sua reputação, ela é um bem inestimável. Porque sim, as pessoas comentam, reparam e se você der chance elas inventam também detalhes desnecessários.
  14. Se for se casar, faça por amor. Não faça por segurança, carinho ou status.
  15. A sabedoria convencional recomenda que você se case com alguém parecido com você, mas isso pode ser um saco! Prefira a recomendação da natureza, que com a justificativa de aperfeiçoar os genes na reprodução, sugere que você procure alguém diferente de você.
  16. Mas para ter sucesso nessa questão, acredite no olfato e desconfie da visão. É o seu nariz quem diz a verdade quando o assunto é paixão.
  17. Faça do fogão, do pente, da caneta, do papel e do armário, seus instrumentos de criação.
  18. Leia. Pinte, desenhe, escreva. E por favor, dance, dance, dance até o fim, se não por você, dance por mim.
  19. Compreenda seus pais. Eles te amam para além da sua imaginação, sempre fizeram o melhor que puderam e sempre farão.
  20. Não cultive as mágoas - porque se tem uma coisa que eu aprendi nessa vida é que um único pontinho preto num oceano branco deixa tudo cinza.

Era só isso minha querida. Agora é a sua vez. Por favor, encha mais uma vez minha taça e me conte: como vai você?
...



* fotos de Iris Apfel, nova-iorquina, 89 anos. Começou a carreira com o jornalismo de moda, mas notabilizou-se como designer de interiores - da Casa Branca! Foram oito os presidentes que a escolheram como decoradora: Truman, Eisenhower, Nixon, Kennedy, Johnson, Carter, Reagan e Clinton. Em 2010,  conquistou o prêmio estilo de icone global. Neste vídeo, um pouco do estilo e da exuberância de Iris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário