domingo, 6 de fevereiro de 2011

O ego, as redes sociais e a cabala



 A cabala ensina que o ego é um grande inimigo. Por quê? Algumas vezes é óbvio. Quando tudo se refere a você mesmo, você não precisa de nenhum espaço para os outros nem para a energia do universo. Você bloqueia tudo. A única maneira de alcançarmos qualquer tipo de preenchimento real é quando estivermos abertos para a ajuda de outras pessoas e do universo. Se o foco ficar só em nós mesmos, ninguém estará lá para nos ajudar quando estivermos mal.
As redes sociais não ajudam hoje a alimentar o ego? Eu amo as redes sociais. Elas conectam as pessoas e lhes dão poder e uma influência que nunca tiveram antes. Mas também aumentam o ego. As pessoas estão em algum lugar com alguém, fazem uma foto e publicam. Elas se sentem bem. Mas, por outro lado, se você comete um erro, em instantes o mundo inteiro sabe. Isso pode ser bom para o ego, mas também pode ser terrível.




* O rabino americano Yehuda Berg, codiretor do Kabbalah Centre, um dos maiores centros de estudos da cabala no mundo, circulou por São Paulo nos últimos dias, na companhia do casal de atores americanos Demi Moore e Ashton Kutcher, seguidores da filosofia judaica assim como Madonna. De tudo o que se escreveu sobre sua visita, separei estas duas respostas, dadas a colunista Monica Bergamo, da Folha de São Paulo, em 06/02/11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário