quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Papai Noel existe sim, é um chato, mas quem não é?


...

"A objeção mais impiedosa ao Papai Noel vem da crítica racionalista, pela qual é nocivo induzir as crianças a acreditar em coisas cuja existência é duvidosa.
Acho curioso. No fundo, acreditar ou não na existência do velhinho do polo Norte é sem relevância. Mas é crucial acreditar na possível generosidade do mundo para com a gente e com todos.

(ai que linda essa frase, gente! Vou fazer um copy+cole na memória para acessar sempre.)

Anos atrás, passando o Natal em Gstaad, uma estação de esqui nos Alpes do Valais, na Suíça, eu e um amigo decidimos (estupidamente) atormentar o pequeno Mário, seis anos, anunciando, sem parar, a chegada iminente do Papai Noel. Mário, ao mesmo tempo, desejava essa chegada e era literalmente apavorado por sua eventualidade. No fim, quisemos saber: do que ele tinha tanto medo? Da aparição sobrenatural do trenó voador? Do julgamento de seu comportamento passado, que seria implícito no presente recebido? Mario explicou: "Nada disso. É que, se ele vier, eu terei que ser bom".

...



 
 
* trecho de "Quem não acredita em Papai Noel", crônica de Contardo Calligaris, para a Folha de São Paulo(23/12/10). Tirinha Calvin and Hobbes, por Bill Watterson

Nenhum comentário:

Postar um comentário